terça-feira, 27 de novembro de 2007

Acordar tarde

ANGEJA 6 – GD MEALHADA 4

Angeja: Rafael, Marco, Bruno Costa, Alexandre e André. Jogaram ainda: Manuel, Zé Nuno, Vasco e Décio

GD Mealhada: Tonight, Vicente, Zeca, Rui Amaro e Alex. Jogaram ainda: Bruno, Rui, Gato, Sandro, Guindeira e Malta
Treinador: Miguel Cavadas

Marcadores: Alexandre, Marco (3) e Bruno Costa (2); Vicente (3) e Sandro.

O GDM deslocou-se a Albergaria para defrontar a equipa do Angeja, um dos conjuntos que foram despromovidos na época anterior. Previa-se uma deslocação difícil, o que acabou por se confirmar. O jogo começou numa toada muito lenta, embora o Mealhada fosse mantendo o controlo das operações, sendo com toda a naturalidade que chegou ao 1º golo da partida por Vicente numa emenda ao 2º poste depois de uma boa arrancada de Alex. Tudo parecia correr bem ao GDM mas já perto do intervalo, uma perda de bola infantil em zona proibida permitiu à equipa da casa a igualdade. Motivados pelo golo obtido, logo de seguida o Angeja faz o 2-1 depois da execução perfeita de um canto. Foi este o resultado com que se chegou ao intervalo. Esperava-se uma atitude mais aguerrida do GDM na 2ª parte, mas tal não aconteceu e logo nos primeiros 5m o Angeja dilatou o marcador para 5-1, diga-se mais por demérito do conjunto mealhadense que entrou na segunda metade completamente apático cometendo muitos erros defensivos e desatenções que não podem acontecer numa equipa que quer ter aspirações a uma boa classificação final. Miguel Cavadas fez então uso do seu tempo de desconto e arriscou jogar os 14m finais com o guarda-redes avançado. O Mealhada assumiu então as despesas do encontro, aumentou a pressão e as oportunidades foram-se sucedendo, com Sandro a reduzir distâncias logo de imediato. Foi então que aconteceu o lance capital do jogo, com Alex a não conseguir converter uma grande penalidade que deixaria o Mealhada a apenas 2 golos de diferença no marcador, e como quem não marca sofre, foi o Angeja que aproveitou para fazer o 6-2 em mais uma falha de marcação da defensiva mealhadense. O GDM não baixou os braços e insistindo no 5 para 4 continuou a criar imensas oportunidades com várias bolas enviadas aos ferros da baliza da equipa da casa mas apenas conseguiu ser feliz em 2 ocasiões, ambas por Vicente que assim completou o seu hattrick. O GDM sai assim derrotado de um jogo que estava perfeitamente ao seu alcance, mas para o qual não demonstrou a garra e a força de vontade necessárias para chegar à vitória com excepção dos 10 minutos finais o que se revelou manifestamente insuficiente. A atitude terá que ser diferente nos difíceis confrontos que se avizinham de modo a não perder o contacto com as equipas que lideram a classificação. No próximo sábado, dia 1 de Dezembro, o GDM desloca-se à Palhaça para defrontar a equipa da ADREP pelas 17h30m.

domingo, 11 de novembro de 2007

Mealhada vence derby

GD MEALHADA 5 – VILARINHO DO BAIRRO 1

GD Mealhada: Rui, Vicente, Zeca, Rui Amaro e Alex. Jogaram ainda: Bruno, Gato, Sandro e Guindeira
Treinador: Miguel Cavadas

Vilarinho do Bairro: Hugo, Fábio, Zé, David e André. Jogaram ainda: João, Zé Luís, Sérgio, Filipe, António e Diogo

Marcadores: Sandro, Gato, Zeca e Alex (2); Zé
Primeiro derby bairradino da época, com uma boa assistência no Pavilhão Municipal da Mealhada. Em campo duas equipas em situação idêntica na tabela classificativa. A partida iniciou-se em bom ritmo com as equipas a tentarem impor o seu estilo de jogo. O GDM ganhou alguma ascendência na partida, fruto da sua boa posse de bola, mas a equipa de Vilarinho sempre que podia tentava sempre sair em rápidos contra ataques que a defesa mealhadense ia conseguindo anular. A boa postura defensiva da equipa da casa permitiu a Sandro roubar uma bola a meio campo e no cara a cara com o guarda-redes contrário não perdoou fazendo o 1-0. A equipa forasteira tentou então reagir ao golo sofrido mas ainda antes do intervalo, Gato num bom trabalho individual rematou cruzado sem hipóteses de defesa para Hugo fazendo o 2-0 com que se chegou ao intervalo. A 2ª parte começou novamente em bom ritmo com as jogadas de perigo a sucederem-se em ambas as balizas até que na cobrança de uma falta em posição frontal, Zeca concretiza o terceiro golo do Mealhada após jogada estudada. A equipa do Vilarinho acusou o golo sofrido e os minutos que se seguiram foram de domínio da equipa da casa sempre com bastante posse de bola fazendo-a circular por todos os seus jogadores até que, um pouco contra a corrente de jogo, Zé na cobrança de um livre a castigar uma falta junto à área do Desportivo fez um golo de belo efeito picando a bola sobre a barreira não dando hipóteses de defesa a Rui. Faltavam pouco mais de 6m para o final da partida e equipa visitante empolgada com o golo começou a pressionar o GDM logo à saída da sua área apostando então no guarda-redes avançado mas a defensiva caseira sempre com grande entreajuda e com grande espírito de sacrifico ia conseguindo anular todas as tentativas adversárias e foi em 3 desses roubos de bola que permitiram ao GDM ir três vezes para a linha dos 10metros castigando a 6ª falta da equipa de Vilarinho. Alex conseguiu converter 2 dos 3 livres que dispôs, o último dos quais, com muita classe, devolvendo o chapéu efectuado por Zé. 5-1 foi o resultado final num grande jogo de futsal e numa vitória justa da equipa da casa muito aplaudida no final pelo seu público. Arbitragem em bom plano. O GDM desloca-se agora dia 24 a Albergaria para defrontar a equipa do Angeja.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Sofrer até ao fim

GD MEALHADA 2 – CLUBE ALBERGARIA 1

GD Mealhada: Rui, Bruno, Gato, Rui Amaro e Alex. Jogaram ainda: Vicente, Zeca, Sandro, Guindeira e Malta
Treinador: Miguel Cavadas

Clube Albergaria: Paulo, Sérgio, Tiago, Renato e Jorge. Jogaram ainda: Feliciano, Hugo, Ricardo e José Francisco.
Treinador: Rogério Fernandes

Marcadores: Zeca (2), Jorge


Jogo a contar para a 1ª eliminatória da Taça do distrito de Aveiro, em campo, duas equipas do mesmo campeonato. Perante uma boa assistência começou melhor o GDM a tentar impor o seu ritmo de jogo com a equipa adversária a limitar-se a defender no seu meio campo, mas apesar da maior posse de bola da equipa da casa, as oportunidades eram escassas e em apenas dois ou três lances incomodou o guarda-redes adversário. Miguel Cavadas sentiu então necessidade de mexer na sua equipa, e fez entrar Zeca que correspondeu em pleno com 2 golos antes do intervalo. A equipa mealhadense tornou-se mais pressionante e até ao final da 1ª parte podia ter aumentado a vantagem após várias jogadas perigosas para a baliza do Albergaria. 2-0 era o resultado que se verificava ao intervalo. Na 2ª parte o Desportivo entrou com a mesma disposição atacante e com vontade de resolver o jogo o mais depressa possível e um sem número de jogadas de golo sucederam-se na baliza forasteira, mas ora por desconcentração ou por mera falta de sorte o golo não aparecia e a equipa que viajou de Albergaria começou a acreditar que podia fazer algo mais no jogo, já que até então apenas com alguns remates de longe conseguia incomodar a baliza de Rui. A pressão adversária começou a ser maior, a equipa do Mealhada recuou no terreno, foi então que surgiu o homem do jogo, Rui, que com um punhado de grandes intervenções ia impedindo o golo da equipa de Albergaria, até que aos 37m Jorge num remate frontal conseguiu reduzir a desvantagem. Os últimos minutos foram de algum sufoco para os jogadores mealhadenses já que a equipa forasteira acreditou até ao fim que conseguia empatar a partida, mas a defesa da casa resistiu a todas as tentativas de chegar ao golo por parte da equipa adversária. O GDM segue assim para a eliminatória seguinte com todo mérito apesar das dificuldades finais. Arbitragem sem mácula.
No próximo sábado, dia 10, o GDM recebe a equipa do Vilarinho pelas 21h, no Pavilhão Municipal da Mealhada naquele que será o primeiro derby bairradino da época.

Texto de Bruno Breda